Novo Blog


Acesse o novo blog DENIS CRUZ - EDUCAÇÃO. O blog é especialmente destinado para educadores e contém Projetos de Leituras dos livros e contos de Denis Cruz.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Entrevista com a Escritora CAROLINA COSTA CAVALCANTI


Carolina Costa Cavalcanti é jornalista, pedagoga e mestre em Tecnologias Educacionais. Atua como designer instrucional dos cursos a distância do CEPAUSP e assessora pedagógica em educação a distância da Agenda Pública. É filha de um dos casais de músicos mais queridos da igreja Adventista do Sétimo dia: Williams Costa Jr. e Sonete. Colabora como escritora do site http://eoqha.net e tem seu próprio blog http://carolina-cavalcanti.blogspot.com. Lançou neste mês de setembro, pela Casa Publicadora Brasileira, a ficção O FIM DO COMEÇO.
De olho neste ótimo livro, fiz contato com a Carolina, que concedeu ao nosso site a entrevista abaixo:



* Carolina, você vem de uma família de músicos. Por que escolheu as letras e não as cifras?
Escolhi as letras por ser, pelo menos para mim, muito mais fácil. Uma questão de dom mesmo. Quando era criança tive que estudar piano, imagina, meu pai é compositor e minha mãe cantora. Não deu muito certo sabe. Odiava praticar e não levava jeito para isso. Na música só tinha jeito para cantar. Meus pais queriam tanto que fosse pianista, mas não deu certo. Assim que fui para o colégio interno aos 15 anos deixei de estudar piano. Entretanto, aos 15 anos já havia escrito três livros. É lógico que nunca serão publicados. Escrevia por diversão e só para mim mesmo. Era algo que me fazia feliz.


* Você colabora com o site É O QUE HÁ, que iniciou com uma proposta inovadora em retratar um pouco da arte produzida por cristãos adventistas e discutir a arte secular. Como é a experiência de participar do grupo desse site?
É uma experiência muito enriquecedora. Conheci o Matheus, criador do site, por meio da minha irmã, a Laura Morena, que estudava com ele no UNASP. Acessei o site e me apaixonei pela proposta. Enviei um texto e perguntei se poderia colaborar. O Matheus foi super receptivo e publicou todos os textos que encaminhei. No último ano publiquei poucos textos, pois tive um bebê e o tempo para escrever ficou restrito. Mesmo assim, o É O QUE HÁ mora no meu coração e pretendo continuar contribuindo por muito tempo.


* Em seu blog há vários textos que deixam claro o seu relacionamento com Deus. Você possui alguma experiência que surgiu a partir desses seus testemunhos na rede?
Comecei a escrever o blog para ter um local onde poderia colocar pensamentos que acreditava que mereciam ser registrados. Constantemente me deparo com situações do dia-a-dia que me fazem parar para pensar. Muitas vezes, pela falta de tempo e a correria de conciliar as múltiplas funções de esposa, mão e profissional, não permitia que estes pensamentos fossem registrados. Creio que meu blog não seja muito acessado. Mesmo assim, em vários artigos que escrevi existem comentário de pessoas que nem conheço agradecendo pela mensagem. Acho muito legal que um pensamento ou reflexão que me tocou possa fazer a diferença na vida de alguém.


* Ainda em seu blog, é impossível não destacar a forma que você menciona seus filhos. Como é ser mãe?
Ser mãe é uma experiência maravilhosa. Sou mãezona mesmo. Creio que a família é um presente de Deus e busco dar prioridade para meus filhos e esposo em tudo que faço. Muitas vezes ser mãe não é fácil. É difícil corrigir, educar... por outro lado, é muito fácil amar, dar carinho, brincar. Através de meus filhos consigo entender novas dimensões do amor de Deus por cada um de nós. Todos os dias entrego a vida de meus filhos nas mãos do Senhor para que cresçam para servi-Lo.


* Agora fale um pouco do seu livro, O FIM DO COMEÇO, o que o leitor pode esperar dele?
O FIM DO COMEÇO é uma história que surgiu no meu coração há mais de 10 anos. Queria que, de alguma forma, os jovens parassem para pensar em questões realmente importantes e que podem ser determinantes para sua salvação. Acima de tudo, o livro contém uma história envolvente, fictícia e baseada em fatos reais. Tem uma linguagem simples, personagens interessantes e muitas surpresas. Fico muito feliz ao pensar neste projeto. Graças a Deus tenho recebido inúmeras mensagens de pessoas que começaram a ler o livro e só conseguiram parar no final. Elas me agradecem pela história e eu louvo a Deus em meu coração por saber que isso é resultado de muita oração.


* E como surgiu a idéia de escrever essa história?
Este é um projeto missionário que comecei a produzir no ano de 2000. Na época tinha acabado de me formar na faculdade de jornalismo e ainda não sabia o que iria fazer da vida. Decidi escrever o livro.
Depois de 6 meses havia escrito metade do livro. Entrei no mestrado, depois comecei a trabalhar em uma universidade e já não tinha tempo para investir no projeto. Quando meu primeiro filho nasceu em 2007 decidi que este era o momento. Aproveitei o período da licença maternidade para escrever. Enquanto o bebê dormia de manhã escrevia um trecho da história. Lógico que foi necessário adaptar muito daquilo que havia escrito no ano 2000. A visão de mundo que tinha na época era diferente. Agora era esposa, mãe, professora... tinha mudado. A história foi adaptada e concluída. Fiquei feliz com o resultado.


* Você acha que ficções têm um papel relevante no evangelismo atual?
Creio que as ficções de cunho cristão tem um papel muito importante, pois permitem que as verdades bíblicas sejam abordadas de maneira leve, simples e acessível. Além do mais, existem muitas pessoas que gostam de ler e, por falta de opção, acabam se voltando para os romances seculares que não enriquecem sua vida espiritual, muito pelo contrário. É necessário dar melhores opções para estes leitores. Daí a importância de estimular jovens autores a produzir livros de qualidade que tenham uma mensagem que modifique vidas, que leve as pessoas à Cristo.

...

Agradeço imensamente a colaboração da escritora Carolina. Deus abençoe seu trabalho e sua família. Meu exemplar do livro deve estar chegando.
Denis Cruz - www.deniscruz.com.br

Para saber mais sobre O FIM DO COMEÇO, acesse AQUI.
Para ADQUIRIR o livro acesse AQUI.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Banners