Novo Blog


Acesse o novo blog DENIS CRUZ - EDUCAÇÃO. O blog é especialmente destinado para educadores e contém Projetos de Leituras dos livros e contos de Denis Cruz.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

[Conto] Aventura!

Numa tarde de sábado, Janaína estava deitada ao colo do avô, enquanto o velho homem enrolava dois de seus dedos nos cachos de seus cabelos vermelhos. Janaína falava sobre sua preocupação com os jovens amigos que abandonavam ou esfriavam na igreja.

- Eles querem mais do mundo - ela disse. - Querem se aventurar no mundo e curtir tudo o que ele tem para oferecer.

- E você, o que quer? - perguntou-lhe o avô.

Janaina ficou pensativa. Ela, como costumavam dizer, "nasceu na igreja" e tinha plena convicção naquilo que acreditava. Às vezes sentia-se atraída por todas as coisas seculares que a rodeavam, mas sempre relembrava de tudo aquilo que lhe fora ensinado. Porém, sentia falta de algo mais pessoal em sua vida cristã.

- Eu quero mais da minha religiosidade. Quero mais de Deus para mim - ela disse finalmente, sentando-se e olhando para o avô. - Espero que o senhor entenda o que vou dizer: eu amo muito Deus, acredito em tudo o que me ensinaram, mas é como se os conceitos já tivessem sido entregues prontos para mim. Eu queria ter minhas próprias experiências com Ele e sentir realmente aquilo que me foi ensinado.

- Então, minha querida, aventure-se no Cristianismo - disse o avô com seu sorriso paternal. - Os jovens querem descobrir o que o mundo tem para eles. Fico feliz que você sinta o desejo de conhecer o que Deus tem para você.

- E como faço isto? - Janaína quis saber.

- Que tal começar aceitando os convites de participação que os irmãos da igreja sempre fazem? E, claro, procurar oportunidades para servir a igreja, ao próximo e a Deus. Faça isto e você descobrirá o segredo do Cristianismo.

Janaína gostou da idéia. Naquela noite, orou pedindo oportunidades e prometeu mais empenho em sua vida espiritual.

O que se seguiu foi uma transformação intensamente relevante. Janaína não esperava que a simples aceitação de convites, que antes eram prontamente rejeitados, ia fazer tanta diferença. Ela começou a narrar a Carta Missionária, participar ativamente dos Cultos Jovens e até pregou em um culto de quarta-feira. Como gostava de cantar, entrou para um grupo da igreja e desenvolveu muito este dom.

Constantemente, sentia-se incapaz para realizar algumas atividades, mas, nestes momentos, colocava-se em oração, pedindo apoio de Deus. Sentia-se, então, nutrida de capacidade vinda do Alto.

Sempre necessitando deste constante apoio de Deus, Janaína provava de uma intimidade cada vez mais crescente com o Criador, sendo fortificada para, até mesmo, resistir fortemente às tentações.

Hoje, depois de muito empenho neste seu novo ciclo de vida, aquela jovem que preferiu aventurar-se no cristianismo levantava-se de uma oração feita com uma pessoa que, até poucos minutos, lhe era desconhecida.

Tudo começou quando ela e uma amiga decidiram participar da Missão Calebe*, viajando para uma pequena cidade do interior de seu estado. Quando entregavam folhetos e literatura nas casas, uma senhora pediu oração. As moças entraram na residência daquela mulher que lhes abriu o coração, contando suas tristezas. Ao se ajoelharem para orar, Janaína pode, mais uma vez, entender a grandiosidade dos conceitos que conhecia desde a infância. Era como se os anjos de Deus estivessem ao lado delas; era como se o próprio Deus as abraçasse enquanto intercediam por aquela mulher.

Ao se levantarem, as três choravam, podendo sentir o consolo de Deus e o renovo de Suas promessas para a vida da senhora que abriu seu lar.

Naquele momento, Janaína relembrou-se das palavras de seu avô e teve certeza de ter descoberto o segredo a que o homem se referia: O segredo do cristianismo é o trabalho.

* Missão Calebe: Projeto evangelístico onde os jovens, viajando para outras cidades, dedicam 30 dias completamente ao serviço de Deus.

2 comentários:

Neidinha! disse...

Esse é mais dos contos maravilhosos que vc escreve, amei esse conto vou compartilhar com minha neta assim q ela chegar do campuri,,Parabens por essa dadiva de Deus de poder e saber escrever algo tão bom para nossos jovens e adultos.

Denis Cruz disse...

Obrigado, Neidinha

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Banners