Novo Blog


Acesse o novo blog DENIS CRUZ - EDUCAÇÃO. O blog é especialmente destinado para educadores e contém Projetos de Leituras dos livros e contos de Denis Cruz.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Entrevista ao Jornalista Michelson Borges

Segue abaixo uma entrevista concedida ao Jornalista Michelson Borges, ao site Criacionismo.



O Livro Amargo é uma obra de ficção recém-lançada pela Casa Publicadora Brasileira. O autor, Denis Cruz, é, em minha opinião, um dos maiores romancistas adventistas da atualidade. Nesta breve entrevista, ele fala um pouco sobre essa sua nova obra [Michelson Borges]:


Quando surgiu a ideia de escrever O Livro Amargo?

Denis Cruz: Surgiu de uma frase: “Nem toda história é sobre milagres.” Essa frase formou uma cena inteira em minha mente, envolvendo um jovem casal, e eu percebi que só existia um cenário para situar a história de Jerryl e Allice – que nem tinham nome naquele momento. Esse cenário era 1844, ou seja, a época do grande desapontamento.  

Qual o seu principal objetivo com esse livro?

O objetivo inicial é contar uma história que envolva o leitor. Pode parecer estranho dizer que esse é o plano principal da obra, mas explico: quando sinto o desejo de escrever, penso em todos os aspectos de enredo, trama e personagens, que são os elementos que vão prender o leitor, impelindo-o a cada página sem deixar que ele feche o livro. Depois de traçar todos esses elementos, a obra é, finalmente, preenchida e reforçada com os temas relevantes no que se refere à nossa cosmovisão cristã e adventista. Assim, posso dizer que o principal objetivo é ensinar por intermédio do entretenimento. O leitor aprende aspectos importantes sem se aperceber.

Por que você considera importante especialmente os jovens conhecerem a história da igreja?

É clichê dizer isto, mas conhecer o passado nos ajuda a compreender o presente. Tudo o que aconteceu na história de nossa igreja é extremamente relevante para entendermos a nossa identidade denominacional. Além disso, é estudando a história do adventismo que chegamos à compreensão de que seu nascimento está situado em um momento profético, fielmente previsto na Palavra de Deus.

Com a publicação de Além da Magia, também de sua autoria, O Fim do Começo e outros títulos, a CPB tem investido na boa literatura cristã. Como você analisa o poder da literatura no contexto religioso?

Vejo esses dois livros que você citou como novos marcos na literatura adventista brasileira. São obras que ensaiam um ótimo modelo de narrativa nas páginas dos livros da CPB. Enredos envolventes, personagens cativantes, suspense, drama, emoção e romance estão no plano principal da narrativa, enquanto doutrina, profecias e demais elementos do cristianismo ficam no plano de fundo, de impulsão de enredo, ou de composição de cenário. Essa é a receita, muito bem ensinada por June Strong em seus dois best-sellers Projeto Sunligth e Canção de Eva (também da CASA).

Eu adquiri O Fim do Começo no mês seguinte ao seu lançamento e ele já estava na segunda tiragem. O Além da Magia já vendeu mais de três tiragens. E O Livro Amargo teve a primeira tiragem esgotada em menos de trinta dias. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que a literatura tem um poder incrível para aproximar as pessoas de Deus e de Sua vontade.

Esse poder da boa ficção, do lúdico, era conhecido por Jesus. Por isso Ele utilizava as parábolas, contando histórias, utilizando elementos do cotidiano das pessoas e tudo aquilo que lhes atraía a atenção. Jesus despertava o interesse de Seus ouvintes e, ao mesmo tempo, ensinava Suas grandes verdades.

Este é o poder da literatura: atrair, despertar a atenção. O inimigo de Deus conhece muito bem esse fascínio da ficção e o usa para ensinar outros caminhos. Chegou a hora de resgatarmos essa ferramenta e a usarmos para levar pessoas aos pés de Cristo.

2 comentários:

Alecsia Miranda disse...

Não tem livro melhor que esse ( tirando a Bíblia claro! rs) Ganhei ele numa sexta feira a noite e li apenas um capítulo naquela mesma noite, quando foi no finalzinho da tarde do outro dia (sábado) já havia me emocionado com o final desse livro!
Perfeito! Vamos aguardar com mais esperança o glorioso dia em que veremos o nosso Cristo voltar nas nuvens do céu (: ( ganhei ele ontem e terminei nesse momento)

Denis Cruz disse...

Fico realmente feliz q vc tenha gostado, Alecsia.

Grande abraço e muitas bênçãos,

Denis Cruz

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Banners